Seja a mudança que você quer no mundo.

sábado, 1 de junho de 2013

Cuidados com a voz

Canal da Música: Quais as dicas que daria para os nossos ministros de música?

“Primeiro, o cantor deve ter a curiosidade de saber como funciona este órgão: as cordas vocais, tão pequenas e frágeis, mas que são capazes de emitir sons tão perfeitos e harmônicos! Se o cantor entender como funciona esse órgão na sua perfeição vai também perceber e evitar tudo que o danifica, mantendo sua saúde vocal.”

Canal da Música: Que tipo de exercícios são indicados para que não se perca a qualidade vocal?

“Hidratar-se bem, no mínimo 8 copos de água por dia. É um órgão que precisa muito de lubrificação, assim como nossos olhos. Se tiver alergia respiratória, mantenha sempre o tratamento, pois esse mal pode trazer modificação vocal indesejada, mesmo com os cuidados básicos”.

Canal da Música: Quais cuidados precisamos ter antes, durante e depois de cantar?

"Antes de cantar: Checar se já ingeriu a quantidade de água necessária para boa hidratação das cordas vocais. Evitar alimentos gasosos, pois provocam eructação (arrotos); chocolates, leite e derivados provocam muco (catarro) e daí virão os pigarros indesejáveis. O muito gelado (picolé, gelo) causam ressecamento e provocam tosse seca e pigarros. Evitar falar muito (ao telefone também), usar voz alta, gritar, guarde sua voz para o momento. Procure relaxar, alongar seu corpo, principalmente a região de pescoço, onde estão as pregas vocais.

Durante: Mantenha bom posicionamento do pescoço - queixo paralelo ao chão e não elevado; soltura do corpo, e faça a hidratação com pequenos goles de água.

Depois: Procure ficar calado, as cordas vocais precisam de, no mínimo, 20 minutos de repouso para retornarem ao descanso necessário. Se isso não for possível, ao menos fale o mais baixo que puder e só o essencial. Mantenha a hidratação, se puder usar o líquido morno terá mais conforto.

Deus fez a parte d'Ele, lhe deu uma boa voz para a evangelização, agora cabe a você cuidar dela,” completa a fonoaudióloga.

Isabel Robaina
Fonoaudióloga clínica, pós-graduada em voz.
Reside em Araruama (RJ) e é consagrada da Comunidade Aliança da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário